Você é daquelas que nunca sente sede e ainda tem uma enorme dificuldade para beber água durante todo o dia e pensa que está tudo bem. E provavelmente, já sentiu fome bem pouco tempo depois de fazer uma refeição equilibrada e em quantidade ideais. Isso não tem a ver com compulsão alimentar e sim uma desordem no hipotálamo, uma região do cérebro responsável por controlar funções e sensações como fome e saciedade, libido, metabolismo, mecanismos do sono, controle de temperatura e sede.
As sensações de sede e de fome podem provocar essa confusão no hipotálamo pelo fato de serem gerados esses impulsos simultaneamente e porque uma das maneiras de o organismo conseguir água é através dos alimentos. Desse modo, o cérebro se confunde, enviando o sinal de que é preciso comer para saciar a sede.
A ingestão de água ao longo do dia não é mais um método para enganar a fome e perder peso.
É uma necessidade básica do corpo humano que muitas vezes passa despercebida. Outros sinais que o corpo dá e que devem ser levados muito a sério, é ter o intestino preso e dificuldade para evacuar, mesmo consumindo fibras diariamente. Isso é falta de água.
O ideal é que você tenha o hábito de ingerir água antes de sentir sede, pois a sede já é um dos sinais de desidratação.
O recomendado é o consumo em média de 8 a 12 copos (2 a 3 litros) de água por dia ou multiplicar o seu peso por 35, sendo 35 ml de água por cada quilo de peso. E, se sentir fome pouco tempo após se alimentar, beba um copo de água e observe se não era só o seu cérebro te confundindo.
DICAS PARA TER O HÁBITO DE BEBER ÁGUA
1. Tenha sempre uma garrafinha de água na bolsa, no carro e em sua mesa de trabalho;
2. Coloque uma meta de água por dia e vá aumentando até não sentir dificuldade em ingerir a quantidade ideal;
3. Se tiver muita dificuldade em ingerir água pura, experimente consumir água saborizada com rodelas de limão ou laranja, ramos de alecrim ou folhas de hortelã ou outros de sua preferência;
4. Suco de frutas ou refrigerantes não substitui água, atenção a isso, pois ao fim do dia, a ingestão calórica pode ser alta;
5. Instale um aplicativo no celular para lembrá-lo de tomar água ao longo do dia.
Água é vida!
Imagem de Capa: Logan Isbell de Unsplash