Em tempos de crise, só de pensar no risco de ficar sem emprego, o estresse domina a mente de qualquer um.
segundo um estudo, ter um emprego com um salário garantido todo mês na conta, nem sempre significa obter benefícios à saúde e ao bem-estar.
A verdade é que a qualidade do trabalho é de extrema importância, pois permanecer em um emprego ruim que combina vários fatores de estresse como insegurança, baixa autonomia e baixa satisfação, pode ser tão ruim para a saúde quanto estar desempregado.
E o simples fato de estar desempregado e partir para um trabalho qualquer e que seja de baixa qualidade pode ser ainda mais prejudicial.
Um estudo publicado no International Journal of Epidemiology investigou a associação de trabalho com saúde e biomarcadores relacionados ao estresse crônico.
Para a pesquisa, foram monitoradas 1.116 pessoas que permaneceram desempregadas x pessoas que arrumaram emprego, durante os anos de 2009 e 2012.
Os resultados dessa pesquisa indicaram que trabalhar em um emprego estressante, que você detesta ou instável ou com um salário ruim, será muito pior para a sua saúde do que estar desempregado.
As alterações no marcadores indicavam níveis altos de estresse crônico, além de aumentar os níveis de gordura e glicose no sangue.
O estudo mostra que, por incrível que pareça, estar desempregado não é a pior situação que uma pessoa possa estar – avaliando a saúde física e emocional, pois considerar um emprego no qual você é frustrado e infeliz, mas que é uma garantia financeira, no fim do mês você recebe o salário e um saldo negativo na sua saúde.
Imagem de Capa: Diana.grytsku no Freepik