Você está sentado na cama, conversando com uma amiga. Está tudo tranquilo e normal. Mas, de repente, sente sua orelha quente, olha no espelho e está super vermelha. O que aconteceu?
Muitas pessoas já passaram por isso, que é chamado de síndrome do ouvido vermelho. A síndrome do ouvido vermelho é uma condição em que a orelha fica vermelha e parece que está queimando de tão quente.
Esse condição dura em média de 30 a 60 minutos. Mas também pode durar alguns segundos ou algumas horas, podendo afetar um ou ambos os ouvidos, ou nesse período pode alternar entre os dois.
O QUE CAUSA A SÍNDROME DO OUVIDO VERMELHO?
Ainda não é totalmente compreendido causa do ouvido vermelho, mas existem algumas relações com os casos. A síndrome da orelha vermelha primária é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens e, em 80% dos casos, essa pessoa tem um histórico de enxaquecas.
Já a síndrome do ouvido vermelho secundário é mais frequente em mulheres e adultos mais velhos e tem sido associada a dores de cabeça em salvas, problemas na parte superior da coluna, disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e uma condição inflamatória da cartilagem chamada policondrite recorrente, segundo o médico otorrinolaringologista da CEENTA Chad Kessler, MD.
Geralmente os sintomas aparecem espontaneamente, mas podem ser desencadeados por mudanças bruscas de temperatura. Fricção excessiva nas orelhas, movimentos do pescoço, tomar banho e exercícios também podem causar orelha vermelha.
Até mesmo quem tem o hábito de ranger os dentes, ao simples mastigar de alimentos e escovar os cabelos podem acabar por causar a síndrome da orelha vermelha.
Pensava que estavam falando bem ou falando mal de você? Não tem nada a ver com isso não!
Imagem de Capa: Cookie_studio no Freepik