A maior busca dos seres humanos é descobrir o segredo para a longevidade.
Há muito tempo que procuramos meios de driblar o envelhecimento, principalmente saber como envelhecer bem, levando a uma enorme quantidade de estudos sobre os efeitos dos hábitos e da dieta na vida humana.
Um grande estudo descobriu algo que pode ser totalmente inesperado e que é uma opção que você pode não teria problemas para seguir.
De acordo com uma pesquisa do UC Irvine Institute for Memory Impairments and Neurological Disorders (UCI MIND), beber café e cerveja pode ajudar você a viver mais.
O estudo 90+ avaliou mais de 1.600 pessoas com mais de 90 anos observando seus hábitos, coletando informações sobre as dietas, estilos de vida e históricos médicos dos participantes, entre outras qualidades que podem ter contribuído para sua longevidade.
Os participantes foram acompanhados sendo visitados a cada seis meses e submetidos a vários testes neurológicos, neuropsicológicos, cognitivos e físicos.
Surpreendentemente, dois dos hábitos que mais ajudaram a prolongar o tempo de vida foi o consumo de álcool e café. Sim, você leu certo – as pessoas que bebiam quantidades moderadas de álcool ou café todos os dias provavelmente viveriam mais do que aqueles que não tinham esse hábito.
Aqueles que consumiam cerveja ou vinho diariamente tinham 18% de chances de viver mais, enquanto os bebedores de café tinham 10% mais chances de extender sua vida.
Tanto com o consumo alcoolico quanto o de café, a quantidade fez a diferença. A dosagem ideal para a cafeína é entre 200 – 400 miligramas por dia, ou cerca de duas xícaras de café. Para a cerveja, descobriu-se que beber dois copos por dia reduzia o risco de morte prematura.
“Não tenho explicação para isso”, admitiu a Dra. Claudia Kawas, pesquisadora-chave do estudo, em uma conferência, “mas acredito firmemente que o consumo moderado de álcool melhora a longevidade”.
Então, deveríamos todos beber mais café e cerveja? Talvez a pesquisa não é tão definitiva quanto parece.
Beber moderadamente pode ser benéfico de acordo com outros estudos – desde que seu consumo seja moderado. Além disso, a cerveja e o café contêm antioxidantes que protegem nossos corpos dos danos causados pelos radicais livres.
Também é importante ter uma atenção à alimentação e estilo de vida. Ter uma dieta bem equilibrada com muita variedade de frutas e vegetais e manter-se sempre ativo com exercícios físicos que te tragam prazer em praticá-los, contribui, e muito, para a longevidade.
Agora podemos beber mais relaxados aquela cervejinha!
Imagem de Capa: Master1305 no Freepik