Sempre existiu a crença de que o álcool tem propriedades analgésicas, associando a bebida ao “esquecimento das dores”, não só físicas como também as emocionais. Mas deixando a dor emocional de lado, pesquisadores da Universidade de Greenwich, quiseram comprovar cientificamente se o álcool possui essa ação analgésica.
No estudo, publicado no The Journal of Pain, foram realizados dezoito experimentos no qual examinaram o efeito de diferentes doses de álcool ao estímulo de dores provocadas. Envolvendo 404 participantes, as análises eram de comparações entre níveis de álcool e zero álcool em 13 testes de limiar de dor e 9 testes de intensidade de dor.
Um teor médio de álcool no sangue, de aproximadamente 2 cervejas, eleva o limiar de dor, e causa uma diminuição de moderada à alta na intensidade da dor. Os resultados foram positivos, chegando a conclusão que o álcool tem efeito aliviador das dores e que, quanto maior o teor de álcool, maior analgesia.
Então, quando tiver aquela dor de cabeça chata, tomar uma cerveja ou duas, pode ser melhor que tomar qualquer outro remédio. Porém, o álcool deve ser consumido sempre com moderação, pois seu uso contínuo e excessivo pode contribuir para o desenvolvimento de dependência e possibilitar todas as suas consequências relacionadas à saúde e vida social.
Imagem de Capa: Jan Kopřiva de Unsplash
Um antigo filme curta-metragem que foi criado pela Disney em 2016, recentemente ressurgiu e circulou…
Em um programa exibido de ‘Encontro com Patrícia Poeta’, um dos convidados foi a jovem…
Uma companhia aérea americana viralizou ao publicar uma grande novidade nos pilotos da empresa. Isso…
Toque aqui. Vire-o. Compre. Carregue-o. Bloqueie. Desbloquear. Foto. Texto. Rolagem. Rolagem. Rolagem. Curtir. Responder. Compartilhar.…
Um casal de influenciadores brasileiros de Itajaí, Santa Catarina, chamaram muita atenção nas redes sociais…
Em uma acidentalmente descoberta, cientistas identificaram um novo tipo de célula imune que poderia levar…