Na oração do Angelus deste domingo (29/12/2019) realizada na praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco pediu aos fiéis que retomem a comunicação em família: entre os pais, os pais com os filhos, com os avós e entre os irmãos.
No dia em que a Igreja celebra a Sagrada Família, referiu-se principalmente de as pessoas conversarem durante as refeições, pois é um momento que não é só para comer, mas também de convivência, diálogo e união familiar. Falou sobre o afastamento que isso causa às relações familiares, citou o exemplo que foi a Família de Nazaré, Maria, José e Jesus. “Eles rezavam, trabalhavam, se comunicavam”.
E então, disse o Papa: “Tu, em tua família, sabes te comunicar, ou és como aqueles jovens na mesa, cada um com o telefone celular, [que] estão [trocando mensagens] em chats? Naquela mesa parece um silêncio, como se estivessem na Missa … Mas não se comunicam. Devemos retomar a comunicação em família: os pais, os pais com os filhos, com os avós, mas comunicar-se, com os irmãos, entre eles… Esta é uma tarefa a ser feita hoje, precisamente no dia da Sagrada Família.”
Ainda fez votos para que todos tenham um final de ano sereno, e que terminem o ano em paz, paz de coração e com comunicação em família. Não é a primeira vez que o pontífice critica e alerta sobre o uso excessivo de tecnologias.