“O que dizemos e como dizemos é importante para os cães.” – Attila Andics, pesquisador da Universidade Eotvos Lorand
A maioria dos amantes e donos de cães provavelmente se perguntou em um ponto: “Quanto meu cachorro realmente me entende?”
Certamente, eles são afetuosos e amorosos – algo que é determinado pelo comportamento deles – mas e a comunicação? O que realmente acontece entre as orelhas dos cães quando conversamos com eles?
Pesquisadores da Universidade Eotvos Lorand (ELU) em Budapeste, Hungria, responderam a essa pergunta com um novo estudo inovador. Acontece que nossos amigos caninos entendem o significado e a entonação das palavras que falamos.
Em outras palavras, os cães entendem o conteúdo de nossas palavras e o significado desejado. Discutiremos este estudo e descobertas relevantes. Amantes de cães, prepare-se para se alegrar!
Como eles fizeram isso
Attila Andics, principal cientista da investigação, e seus colegas da ELU queriam examinar a atividade neural dos cães para testar como eles entendiam a comunicação.
Para fazer isso, Andics e sua equipe recrutaram 13 cães de família, a maioria composta de border collies e golden retrievers. Outras espécies incluíam cães de crista chineses e pastores alemães.
Para medir a atividade cerebral, a equipe optou por usar uma máquina de ressonância magnética – uma unidade de neuroimagem que mede a atividade cerebral através do fluxo sanguíneo.
Esses dispositivos de imagem são comumente usados em hospitais para examinar o cérebro. Os pesquisadores determinaram que os animais precisavam permanecer imóveis na máquina de geração de imagens por no mínimo 7 minutos para obter medições suficientes.
É claro que os cães não ficam naturalmente parados por tanto tempo… especialmente em um tubo de aparência estranha e entre estranhos. Para tornar isso possível, a equipe de pesquisa trouxe treinadores que ensinavam os cães a permanecerem parados na máquina.
Depois que os cães foram posicionados dentro da máquina de ressonância magnética, a equipe tocou uma gravação das vozes de seus treinadores. Essa gravação incluiu várias combinações de palavras do vocabulário e entonação, incluindo fala neutra e de bajulação (por exemplo, emocionante ou estridente).
Possivelmente o mais importante, os treinadores misturaram palavras de aprovação e palavras neutras com um tom neutro ou de elogio.
Por exemplo, os treinadores disseram palavras de aprovação com um tom de louvor e um tom neutro; da mesma forma, eles verbalizaram palavras neutras com um tom neutro e um tom de elogio. O objetivo era perceber se os cães entendiam ou não o significado pretendido.
O que foi descoberto
As palavras são uma invenção humana e raramente são entendidas – de qualquer forma – por outras espécies. Certos animais, como o golfinho-nariz-de-garrafa, emitem certos ruídos que funcionam de maneira semelhante às palavras.
No entanto, pensa-se que a produção de palavras, como o termo geralmente é definido e entendido, se limita apenas aos seres humanos. Mas isso não significa que outras criaturas não possam compreender o que dizemos.
Como se vê, os cães são extremamente capazes de fazê-lo. Ainda mais impressionante, acontece que os cães processam a fala de maneiras que espelham os humanos.
Como afirma um pesquisador: “O cérebro humano não apenas analisa separadamente o que dizemos e como dizemos, mas também integra os dois tipos de informação, para chegar a um significado unificado. Nossas descobertas sugerem que os cães também podem fazer tudo isso e usam mecanismos muito semelhantes. ”
O cientista citado acima se refere à descoberta de que os hemisférios esquerdo e direito do cérebro – responsáveis por diferentes funções da fala – funcionam da mesma forma em humanos e em cães.
Nos seres humanos, há anos se sabe que o hemisfério esquerdo processa palavras (ou seja, o que a palavra significa) e o hemisfério direito processa entonação (ou seja, o “sentimento” por trás das palavras). Até que com essa pesquisa inovadora descobriu-se que os cães fazem exatamente a mesma coisa.
Ótimo … então o que isso significa?
Bem, nos termos mais simples, esse experimento prova que o “melhor amigo do homem” entende a comunicação humana excepcionalmente bem. Em termos práticos, significa que nossos cães reagirão com frequência à nossa fala, dependendo não apenas do que é dito, mas como é dito.
Assim como os humanos, os cães atribuem o “valor” das palavras (por exemplo, elogios) de acordo com o significado atribuído por trás deles. Para os cientistas, este é um estudo inovador da mais alta magnitude.
“Nossa pesquisa lança uma nova luz sobre o surgimento de palavras durante a evolução da linguagem. O que torna as palavras exclusivamente humanas não é uma capacidade neural especial, mas nossa invenção de usá-las ”, diz Andics.
A propósito, os cães são as únicas espécies conhecidas que entendem a comunicação humana em tal nível … talvez explicando por que eles são realmente os melhores amigos do homem.
Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas
Um antigo filme curta-metragem que foi criado pela Disney em 2016, recentemente ressurgiu e circulou…
Em um programa exibido de ‘Encontro com Patrícia Poeta’, um dos convidados foi a jovem…
Uma companhia aérea americana viralizou ao publicar uma grande novidade nos pilotos da empresa. Isso…
Toque aqui. Vire-o. Compre. Carregue-o. Bloqueie. Desbloquear. Foto. Texto. Rolagem. Rolagem. Rolagem. Curtir. Responder. Compartilhar.…
Um casal de influenciadores brasileiros de Itajaí, Santa Catarina, chamaram muita atenção nas redes sociais…
Em uma acidentalmente descoberta, cientistas identificaram um novo tipo de célula imune que poderia levar…