“O que dizemos e como dizemos é importante para os cães.” – Attila Andics, pesquisador da Universidade Eotvos Lorand
A maioria dos amantes e donos de cães provavelmente se perguntou em um ponto: “Quanto meu cachorro realmente me entende?”
Certamente, eles são afetuosos e amorosos – algo que é determinado pelo comportamento deles – mas e a comunicação? O que realmente acontece entre as orelhas dos cães quando conversamos com eles?
PESQUISA REVELA QUE CÃES ENTENDEM VOCÊ MELHOR DO QUE VOCÊ PENSA
Pesquisadores da Universidade Eotvos Lorand (ELU) em Budapeste, Hungria, responderam a essa pergunta com um novo estudo inovador. Acontece que nossos amigos caninos entendem o significado e a entonação das palavras que falamos.
Em outras palavras, os cães entendem o conteúdo de nossas palavras e o significado desejado. Discutiremos este estudo e descobertas relevantes. Amantes de cães, prepare-se para se alegrar!
Como eles fizeram isso
Attila Andics, principal cientista da investigação, e seus colegas da ELU queriam examinar a atividade neural dos cães para testar como eles entendiam a comunicação.
Para fazer isso, Andics e sua equipe recrutaram 13 cães de família, a maioria composta de border collies e golden retrievers. Outras espécies incluíam cães de crista chineses e pastores alemães.
Para medir a atividade cerebral, a equipe optou por usar uma máquina de ressonância magnética – uma unidade de neuroimagem que mede a atividade cerebral através do fluxo sanguíneo.
Esses dispositivos de imagem são comumente usados em hospitais para examinar o cérebro. Os pesquisadores determinaram que os animais precisavam permanecer imóveis na máquina de geração de imagens por no mínimo 7 minutos para obter medições suficientes.
É claro que os cães não ficam naturalmente parados por tanto tempo… especialmente em um tubo de aparência estranha e entre estranhos. Para tornar isso possível, a equipe de pesquisa trouxe treinadores que ensinavam os cães a permanecerem parados na máquina.
Depois que os cães foram posicionados dentro da máquina de ressonância magnética, a equipe tocou uma gravação das vozes de seus treinadores. Essa gravação incluiu várias combinações de palavras do vocabulário e entonação, incluindo fala neutra e de bajulação (por exemplo, emocionante ou estridente).
Possivelmente o mais importante, os treinadores misturaram palavras de aprovação e palavras neutras com um tom neutro ou de elogio.
Por exemplo, os treinadores disseram palavras de aprovação com um tom de louvor e um tom neutro; da mesma forma, eles verbalizaram palavras neutras com um tom neutro e um tom de elogio. O objetivo era perceber se os cães entendiam ou não o significado pretendido.
O que foi descoberto
As palavras são uma invenção humana e raramente são entendidas – de qualquer forma – por outras espécies. Certos animais, como o golfinho-nariz-de-garrafa, emitem certos ruídos que funcionam de maneira semelhante às palavras.
No entanto, pensa-se que a produção de palavras, como o termo geralmente é definido e entendido, se limita apenas aos seres humanos. Mas isso não significa que outras criaturas não possam compreender o que dizemos.
Como se vê, os cães são extremamente capazes de fazê-lo. Ainda mais impressionante, acontece que os cães processam a fala de maneiras que espelham os humanos.
Como afirma um pesquisador: “O cérebro humano não apenas analisa separadamente o que dizemos e como dizemos, mas também integra os dois tipos de informação, para chegar a um significado unificado. Nossas descobertas sugerem que os cães também podem fazer tudo isso e usam mecanismos muito semelhantes. ”
O cientista citado acima se refere à descoberta de que os hemisférios esquerdo e direito do cérebro – responsáveis por diferentes funções da fala – funcionam da mesma forma em humanos e em cães.
Nos seres humanos, há anos se sabe que o hemisfério esquerdo processa palavras (ou seja, o que a palavra significa) e o hemisfério direito processa entonação (ou seja, o “sentimento” por trás das palavras). Até que com essa pesquisa inovadora descobriu-se que os cães fazem exatamente a mesma coisa.
Ótimo … então o que isso significa?
Bem, nos termos mais simples, esse experimento prova que o “melhor amigo do homem” entende a comunicação humana excepcionalmente bem. Em termos práticos, significa que nossos cães reagirão com frequência à nossa fala, dependendo não apenas do que é dito, mas como é dito.
Assim como os humanos, os cães atribuem o “valor” das palavras (por exemplo, elogios) de acordo com o significado atribuído por trás deles. Para os cientistas, este é um estudo inovador da mais alta magnitude.
“Nossa pesquisa lança uma nova luz sobre o surgimento de palavras durante a evolução da linguagem. O que torna as palavras exclusivamente humanas não é uma capacidade neural especial, mas nossa invenção de usá-las ”, diz Andics.
A propósito, os cães são as únicas espécies conhecidas que entendem a comunicação humana em tal nível … talvez explicando por que eles são realmente os melhores amigos do homem.
Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas