A pequena Alice acabou de completar 2 anos, mas pronuncia tão bem palavras difíceis, até mesmo para alguns adultos, que viralizou nas redes sociais.
O primeiro vídeo que começou a ser muito compartilhado na internet foi em fevereiro deste ano, onde Alice come e fala sobre como comer brócolis faz bem à saúde.
Com 1 ano e 1 mês ela já apresentava grande facilidade em falar e tentava repetir todas as palavras que ouvia e a dizia frases com várias palavras.
Em geral, as crianças começam a balbuciar entre 3 e 6 meses de idade e falam as primeiras palavras entre 10 e 12 meses. Por volta de 1 ano e 6 meses conseguem formar frases com duas ou três palavras e até os 3 anos, a criança desenvolve frases completas.
Alice e sua família, vivem em Londres, onde a pequena nasceu, e ainda não frequenta educação infantil. Os vídeos, gravados por sua mãe Morgana Secco, em que pronuncia palavras difíceis começaram como brincadeiras. Ela gosta dos desafios e pede por mais palavras.
Morgana criou um canal no YouTube que atualmente conta com 76,6 mil inscritos, um perfil no Instagram que tem 1,9 milhão de seguidores e outro no TikTok com 2,6 milhões.
Em todas as redes sociais Morgana compartilha vídeos com momentos habituais com a filha e dicas de como estimular o desenvolvimento da fala da criança através de músicas e leitura livros.
Devido à pandemia da Covid-19, muitas crianças permanecem apenas em casa, compartilhando do dia a dia apenas com os pais que também seguem em home-office. Assim, além de a criança não conviver com outras da mesma idade e não ter os estímulos de profissionais da educação, alguns pais ficam rendidos por entreter os filhos com muita televisão e vídeos na internet, oferecendo-os pouca atenção.
“Eu acho que talvez a pandemia tenha prejudicado as outras famílias em que os pais precisavam trabalhar e acabavam não conseguindo dar atenção para as crianças. Daí as crianças acabam ficando muito tempo na frente da televisão ou de celulares. E é comprovado: tem pesquisas que mostram que o excesso de aparelhos eletrônicos podem prejudicar o desenvolvimento da fala”, comenta Morgana conforme publicado no BBC.
No caso de Alice, “ela não vê nada de televisão e nem usa nada de celular, ela nem sabe que isso existe”.
Alice repete perfeitamente as palavras: oftalmologista, proparoxítona, propositalmente, liquidificador, paralelepípedo… Veja a seguir os vídeos dos desafios de palavras difíceis compartilhados por Morgana e surpreenda-se!
E até mesmo trava-línguas ela consegue dizer:
Algumas pessoas também criticam a postura da mãe em expor a filha, mas Morgana garante que toma muito cuidado com tudo que compartilha nas redes sociais.
Imagem de Capa: Reprodução