“O paciente não é só o paciente. Ele é o amor de alguém!”. O Hospital Municipal de Bertioga, administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INPS), implantou um projeto simples, mas que faz muito diferença na vida de seus pacientes.
Com a iniciativa e trabalho da Nutricionista Talita Brito e os colaboradores do setor de nutrição e dietética do hospital, as refeições dos pacientes começaram a ser servidas com ilustração de desenhos e mensagens motivacionais nas tampas das dietas.
O retorno dos pacientes não podia ser diferente, todos respondem de maneira muto positiva à atenção e carinho oferecidos a cada um, a cada refeição. A equipe aperfeiçoou e estreitou os laços, em um forte trabalho de humanização.
O atendimento humanizado deve fazer parte das boas práticas dos profissionais da saúde, com a abordagem focada não apenas no sucesso do tratamento, indo além dos cuidados, procurando estreitar a relação com o paciente, para que eles sintam confiança e segurança no profissional que o atende.
A assistência nutricional humanizada considera não só os hábitos alimentares, como também o bem-estar, a cultura, as tradições, os aspectos sociais da alimentação, e o seu estado físico e emocional.