Este é um belíssimo exemplo de ecossistema fechado, e que funciona perfeitamente, que David Latimer criou. Ele cultivou um jardim lacrado dentro de uma garrafa de vidro gigante que ele abriu apenas uma vez desde que iniciou o seu plantio há 60 anos.
Latimer plantou o jardim do terrário no domingo de Páscoa em 1960, colocando um pouco de composto e um quarto de litro de água em um garrafão de vidro de 40 litros, semeando um broto de Planta Aranha, que geralmente cresce em arames, não em locais fechados como esta garrafa.
Em 1972, ele decidiu abrir o terrário pela primeira vez para adicionar um pouco de água. Após esse ano, o jardim permaneceu completamente vedado, mantendo-se apenas exposto à luz solar, sem ser regado até hoje!
Esse jardim de plantas vedado prospera somente com a água que foi colocada há quase 50 anos e muita luz do sol, pois é um ecossistema perfeitamente autossuficiente.
A bactéria presente no composto come as folhas mortas e decompõe o oxigênio liberado pelas plantas, transformando-o no dióxido de carbono para a fotossíntese de que as plantas precisam para sobreviver.
Veja a seguir o incrível jardim de garrafa que David Latimer criou!
Exuberante! Assim como qualquer outra planta, o espécime engarrafado de Latimer sobreviveu e prosperou usando o ciclo de fotossíntese, apesar de estar isolado do mundo exterior.
Simplesmente incrível!