Você odeia coentro? Caso você não saiba, está longe de ser o único. O coentro é uma erva aromática muito utilizada como tempero nas culinárias indiana, árabe, mexicana e no Brasil na regiões norte e nordeste.
No entanto, é uma planta que causa muita polêmica, pois não há meio termo. Ou você ama ou simplesmente detesta sua presença nos pratos. Algumas pessoas detestam o sabor. Outros detestam o cheiro. O que acontece para o coentro causar um sentimento tão forte?
Segundo o médico nutrólogo do Hospital IGESP, Alexandre Giffoni, existe uma explicação científica para tanto amor e ódio: “Um dos principais componentes do coentro é uma substância química chamada E-(2)-decenal, que consta também na secreção de defesa de alguns insetos. E como os seres humanos tem um gene chamado OR6A2, que permite sentir esse cheiro, podemos dizer que o coentro, para algumas pessoas, tenha sim cheiro e gosto de insetos”.
Um grupo no Facebook chamado “I Hate Coriander” (Eu odeio Coentro) existente desde 2013, destaca-se por tentar convencer as pessoas a odiar o coentro, une e serve como um desabafo para todos aqueles que detestam a sua existência.
E a data de hoje, 24/02, é o dia oficial e internacional do “Dia do Eu Odeio Coentro”. Exagero? Veja algumas das imagens e memes compartilhadas da comunidade no Facebook:
“Diga não ao Coentro”
“Quando você encontra coentro no seu prato Quando não estava listado no menu”
“Levante a mão se você já foi pessoalmente vítima do Coentro”
Tem até tatuagem…
“Eu odeio coentro”