Finalmente a Austrália foi presenteada com fortes chuvas, fortes tempestades e inundações principalmente no leste do país, nos estados de Victoria e de Nova Gales do Sul (NSW), as regiões mais afetadas pelos fogos.
As chuvas colaboraram para extinguir 32 incêndios em NSW, diminuindo o número de incêndios de 120 para 88 na quinta-feira. Na área de Victoria ainda existem 18 focos.
O Bureau of Meteorology (Departamento de Metereologia) tem expectativa de chuvas de 30 a 80 mm no leste de Nova Gales do Sul até domingo. Os bombeiros que vem trabalhando nos incêndios estão exaustos, mas seguem na luta contra as chamas mortais há mais de três meses.
O Corpo de Bombeiros Rural de New South Wales compartilhou um vídeo das chuvas e escreveu: “O socorro está aqui para vários bombeiros que trabalham em toda a NSW. Embora essa chuva não extinga todos os incêndios, certamente ajudará bastante na contenção. ”
As regiões de Nova Gales do Sul e Victoria receberam aproximadamente 15 mm de chuva, desesperadamente necessária nesta última quarta e quinta-feira. As fortes tempestades também causaram inundações em Melbourne.
A temporada de incêndios florestais da Austrália já destruiu mais de 10 milhões de hectares de terra, causando 28 vítimas mortais e destruiu mais de 2.000 casas em todo o país. Os fogos também causaram a morte de mais de 1 bilhão de animais, conforme estimativas.
Na terça-feira, 14 de janeiro de 2020, o departamento de meteorologia alertou para a possibilidade de chuvas fortes que poderiam tanto ajudar nos esforços dos bombeiros como também causar inundações e deslizamentos de terra em áreas devastadas pelo fogo.
A Austrália vem sofrendo muito com essa temporada de incêndios que foi agravada pelas altas temperaturas, acompanhada pela seca extrema, devido às mudanças climáticas. Em 2019, o país teve o ano mais seco e mais quente desde que os registros começaram a ser feitos, com uma temperatura média máxima de 41,9ºC registrada em dezembro.
Imagem de Capa: Instagram