A lanchonete do distrito escolar de Elkhart, em Indiana, Estados Unidos, começou a armazenar seus alimentos não consumidos, embalando-os e congelando, para que os alunos mais carentes levem para casa para o fim de semana.
Muitos estudantes dependem dos cafés da manhã e almoços gratuitos fornecidos pela escola como sua principal fonte de alimento e não há escola no fim de semana, e muitos desses alunos não têm nada para comer em casa.
Os funcionários da lanchonete relatam que os alunos chegam nas manhãs de segunda-feira incrivelmente ansiosos para o café da manhã, possivelmente tendo passado muitas horas ou até dias sem uma refeição. A educação é prejudicada pela fome, por carência de nutrientes a criança não se concentra tendo dificuldade em aprender.
A missão principal de uma escola é educar, porém, fazer o melhor para as crianças inclui garantir que elas consigam aprender
Nesse esforço, os administradores da escola tiveram essa ideia genial quando perceberam a quantidade de comida da lanchonete que estava indo direto para o lixo.
Fizeram parceria com grupos de resgate de alimentos para fornecer refeições nutritivas, montadas em embalagens com divisórias, etiquetadas com as informações necessárias e congeladas para serem consumidas aos fim de semanas; associado com o Banco de Alimentos do norte de Indiana, fornecendo mochilas com alimentos não perecíveis e de qualidade.
O número de crianças em insegurança alimentar ainda excede a demanda. Por isso, a Elkhart conta com apoio não só das parcerias como também com doações voluntárias.
Assista a reportagem sobre a ação do distrito escolar de Elkhart na WSBT-TV
Imagem de Capa: Reprodução