Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama está entre os primeiros com maior número de casos e é a quinta causa de morte por câncer em todo o mundo.
Segundo estudo publicado na revista Scientific Reports, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Tulane conseguiram identificar o gene responsável pelo crescimento rápido de um tipo agressivo de câncer de mama.
E o melhor da notícia, é que eles também descobriram como desativar esse gene impedindo que esse câncer se desenvolva. Devido aos resultados positivos, o possível tratamento e prevenção, já está em aprovação da FDA para iniciar os ensaios clínicos.
Na investigação, foram examinado dois genes, incluindo o que foi descoberto pelos pesquisadores de Tulane, que causam câncer de mama triplo negativo (TNBC) que é considerado o mais agressivo dos cânceres de mama.
Os testes realizados com camundongos, foi utilizado um inibidor do gene, comprovando anular o crescimento do câncer e que eles se espalhasse para outros órgãos, a chamada metástase.
O desligamento do gene não apenas interrompeu o crescimento do tumor, mas fez com que os tumores existentes diminuíssem para níveis indetectáveis.
“Nossas descobertas mostram que ambos os genes desempenham um papel no crescimento e na metástase do câncer de mama”, disse Dr. Reza Izadpanah, líder da equipe médica.
“É importante observar que essa descoberta é o resultado de um esforço verdadeiramente colaborativo entre pesquisadores de ciências básicas e clínicos”. Izadpanah continuou.
“Esta emocionante descoberta pode desempenhar um papel como um novo alvo terapêutico no tratamento do câncer de mama. ” completou Izadpanah.
Todos os anos, milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de mama, e esta grande descoberta traz uma forte esperança na vida de tantas mulheres que sofrem com este mal ou mesmo daquelas que fazem parte do grupo de risco!