É possível viver sem açúcar? A maioria das pessoas deve estar ciente de que o açúcar não é muito necessário para o nosso organismo. Mas será possível ficar sem ele completamente?
O açúcar é um dos alimentos mais polêmicos, principalmente o refinado, pois se trata de apenas calorias vazias.
Com a modernidade, a vida de corrida e a praticidade, os alimentos industrializados cada vez mais fizeram parte da maioria das nossas refeições, porém, nos últimos anos, a consciência sobre uma alimentação mais saudável está indo contra tudo isso.
Por isso, muitos fabricantes estão reduzindo o teor de açúcar em seus produtos porque é exatamente isso que os consumidores desejam. Mas isso ainda é um caminho a se percorrer.
Quando se fala em açúcar, só se pensa em alimentos doces. O que muita gente não sabe, é que o açúcar está escondido em muitas refeições prontas e, principalmente, onde você menos esperava. Molhos prontos, comidas congeladas e até mesmo alguns biscoitos e pães salgados são exemplos de alimentos que possuem açúcar na sua lista de ingredientes.
O uso do açúcar tem uma vantagem para a indústria alimentícia: ficamos viciados sem perceber e sempre queremos mais daquele produto. O açúcar ativa nosso centro de recompensa e a liberação do hormônio da felicidade, a dopamina, que também aumenta o fenômeno da alimentação emocional: Nós devoramos um sorvete como recompensa ou comemos batatas fritas após um dia estressante. E assim nos sentimos melhor – só que não.
Viver sem açúcar: como funciona?
Vá reduzindo lentamente o consumo de açúcar do dia a dia. É possível sim controlar seus hábitos alimentares se persistir neles. Aqui estão algumas dicas para eliminar o açúcar dos seus hábitos alimentares:
1. Dê uma olhada em sua dispensa. Quais alimentos contêm açúcar? Olhar para a lista de ingredientes de muitos produtos provavelmente irá surpreendê-lo.
2. Açúcar é açúcar. Seja o açúcar mascavo ou o açúcar branco.
3. Refrigerantes e refeições prontas não devem fazer parte do seu cotidiano, assim como produtos com frutose, maltose, dextrina, dextrose, extrato de malte, glicose e xarope de caramelo produzidos artificialmente.
4. Em vez disso, use adoçante natural com Stévia, que é o mais seguro. Beba água em vez de refrigerante e beba café de boa qualidade, tente aprender a saborear seu sabor puro.
5. Observe: Quanto açúcar você usa no dia a dia? Uma colher de café não parece muito no começo, mas se junta a várias outras ao longo do dia? Você realmente precisa ou é apenas um hábito que o leva a recorrer a ele?
6. Insista! Depois de algumas semanas, muitos alimentos provavelmente serão muito doces para o seu paladar e você verá o quanto alguns produtos tem realmente açúcar em excesso.
Não se deve confundir alimentos que possuem açúcar naturalmente, como a frutose por exemplo, que está presente nas frutas, que é uma forma de carboidratos de que o corpo necessita para a produção de energia.
A frutose da indústria alimentícia tem uma concentração muito mais elevada do que as frutas, tornando-a prejudicial.
Claro que também existem muitas refeições prontas sem açúcar – mas muitas vezes estão cheias de sabores artificiais, adoçantes químicos e intensificadores de sabor. E essas substâncias também têm um efeito negativo na sua saúde.
No começo, isso provavelmente significa que você terá que ler muitos rótulos no supermercado, mas com o tempo você saberá rapidamente o que deve ou não entrar no seu carrinho de compras.
Mas também lembre-se, comer doces ou açúcares de vez em quando é totalmente saudável, o equilíbrio é a chave para se ter saúde.
E aí, você está pronto para deixar de vez o consumo exagerado de açúcar?
Imagem de Capa: Nakaridore no Freepik