As doenças dos olhos na região da córnea são uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são aproximadamente 2 milhões de novos casos de cegueira da córnea a cada ano.
Atualmente, mais de 30 milhões de pessoas no mundo são cegas de um ou de ambos os olhos devido a lesões e doenças da córnea, enquanto muitas outras sofrem de degradação da visão.
Mas isso parece caminhar para uma possível solução.
Um homem de 78 anos, cego há 10 anos, teve a visão completamente restaurada por uma córnea inovadora. Através de um implante de córnea sintética desenvolvida pela empresa israelense CorNeat Vision, com apenas um dia após a cirurgia, o paciente conseguiu ver e reconhecer seus familiares e ler um texto.
A córnea sintética ceratoprótese (KPro), chamada CorNeat Kpro, pode ser uma solução médica de longa duração para cegueira, doenças e lesões da córnea.
O implante utiliza tecnologia de células avançadas que integra o implante ao globo ocular, sob a conjuntiva, a parte branca do olho, com uma cura rápida e vigorosa, dispensando a necessidade de doação de córnea humana, com uma implementação ainda mais simples do que o transplante de tecido humano.
O médico e cofundador da CorNeat, Gilad Litvin, relatou a emoção de presenciar a cura da visão do paciente: “Havia muitas lágrimas no quarto”, contou.
Até o momento, dez novos voluntários estão previstos na nova fase de testes da CorNeat KPro, além de outros pacientes no Canadá, na França, nos EUA e na Holanda.
Imagem de Capa: Reprodução