Saúde

Ciência revela seis exercícios para não engordar apesar da genética

 

A obesidade é um dos grandes problemas de saúde mundial e é bem complexa, pois pode ser causada pela genética, estilo de vida e as duas condições juntas.

Um estudo publicado na revista PLoS Genetics descobriu que praticar exercício físico regularmente diminui a predisposição genética à obesidade, mas que não é qualquer exercício físico.

Este estudo foi realizado por 18.424 adultos chineses com idades entre 30 e 70 anos através de um banco de dados chinês de pesquisa biomédica chamdo Taiwan Biobank.

Foram utilizadas 5 medidas de obesidade, incluindo índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal, circunferência da cintura, circunferência do quadril e relação cintura-quadril. Para avaliar o risco genético, foi aplicado escores para cada medida de obesidade baseado em perguntas que abordavam informações pessoais e fatores de estilo de vida.

18 tipos de exercícios regulares foram testados, mas apenas 6 tiveram os efeitos genéticos positivos contra a obesidade. E o estudo mostrou que os benefícios de praticar regularmente essas 6 categorias de exercício são mais impactantes nas pessoas que são predispostas à obesidade.

 

A investigação constatou que: praticar jogging (corrida leve) proporciona os melhores resultados de todos como melhor forma de controlar a obesidade, seguida de outros esportes como a escalada de montanhas, caminhada, caminhar e exercitar, certas modalidades de dança e ioga com longa duração.

Já os exercícios como ciclismo, alongamentos, natação e danças de jogos de computador, não causaram os mesmo efeitos genéticos em nenhuma medida de obesidade.

As descobertas mostram que a atuação na genética e nas medidas de obesidade podem ser reduzidas em vários graus com a realização de um desses 6 tipos de exercícios.

 

Esses 6 esportes tem potencial para reduzir o índice de massa corporal (IMC) nos indivíduos em que tem influência genética na tendência para ter um peso excessivo, mas devem ser praticados regularmente, ou seja, três vezes por semana durante, pelo menos, 30 minutos.

Imagem de Capa: cookie_studio no freepik

Márcia Lourenço

Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

Share
Published by
Márcia Lourenço

Recent Posts

Filme da Disney criticado por corpo feminino irreal com bumbum gigante e cintura fina

Um antigo filme curta-metragem que foi criado pela Disney em 2016, recentemente ressurgiu e circulou…

2 anos ago

Atriz de ‘Pantanal’ usa termo considerado racista no programa ‘Encontro’ e é corrigida por Manoel Soares

Em um programa exibido de ‘Encontro com Patrícia Poeta’, um dos convidados foi a jovem…

2 anos ago

Companhia aérea faz história com primeira dupla de pilotos mãe e filha!

Uma companhia aérea americana viralizou ao publicar uma grande novidade nos pilotos da empresa. Isso…

2 anos ago

Um novo restaurante tem uma regra rígida de ‘não é permitido celular’ e divide a Internet

Toque aqui. Vire-o. Compre. Carregue-o. Bloqueie. Desbloquear. Foto. Texto. Rolagem. Rolagem. Rolagem. Curtir. Responder. Compartilhar.…

2 anos ago

Casal gay atende desejo de filho de 8 anos pintando suas unhas e viraliza: “Ele é livre”

Um casal de influenciadores brasileiros de Itajaí, Santa Catarina, chamaram muita atenção nas redes sociais…

2 anos ago

Cientistas descobrem célula capaz de destruir a maioria dos cânceres

Em uma acidentalmente descoberta, cientistas identificaram um novo tipo de célula imune que poderia levar…

2 anos ago