Através do choro que um bebê se comunica. Sendo essa a única forma de comunicação que ele possui, e se você não pudesse ouvir o seu filho chorar?
Quando a criança sente dor, fome ou está incomodado com alguma coisa, ele se expressa da forma que sabe e se não for atendido, pode vir a ter danos psicológicos e até afetar o seu desenvolvimento físico.
E foi a partir de um projeto de 4 estudantes de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, que estão desenvolvendo uma pulseira que avisa pais surdos quando o bebê está chorando.
O `Projeto Silence´ criado para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Artur Guiguer, Carlos Nascimento, Luiz Henrique Ferreira e Mateus Cherem, é uma pulseira semelhante a um smartwatch capaz de ajudar os pais surdos com os cuidados dos filhos, proporcionando relações mais afetivas, um ambiente familiar conectado e mais seguro.
A Silence apresenta uma tecnologia integrada por wi-fi e bluetooth que capta a a frequência sonora, a intensidade do choro do bebê e sua localização por GPS, transmitindo vibrações de alerta com escalas de choro diretamente aos pais ou responsáveis.
A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento e o principal objetivo do projeto é oferecer algo que auxilie pessoas que muitas vezes são esquecidas, mas que também necessitam de atenção às suas dificuldades.
As pulseiras do ‘Projeto Silence’ ainda não estão disponíveis para a venda mas versões de teste já estão sendo utilizadas com pessoas surdas. A previsão de custo do aparelho será cerca de 160 reais.
Imagem Instagram