Na última terça-feira 11/02/2020, foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, o projeto Donas da Rua da Mauricio de Sousa Produções fez uma homenagem a bióloga Neiva Guedes criando uma personagem dela na Turma da Mônica.
Neiva dedicou 30 anos de sua vida à preservação da arara azul, animal símbolo do Pantanal que corria grande risco de ser extinta
O projeto Donas da Rua conta com parceria da ONU Mulheres e busca demonstrar através de histórias que mulheres e meninas do Brasil e do mundo podem exercitar seu direito de ser o que quiserem.
Neiva Guedes é Bióloga da Conservação, mestre em Ciências Florestais pela ESALQ/USP, doutora em Zoologia pela UNESP/Botucatu, criadora e executora do Projeto Arara Azul, pesquisadora e Professora do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp. E também Presidente do Instituto Arara Azul.
Em novembro de 1989, se sentiu encantada ao ver um bando de araras azuis voando livremente no Pantanal, e foi assim que Neiva soube que a ave estava ameaçada de extinção e decidiu que tinha que fazer algo para que isso não acontecesse.
O fato foi marcante em sua vida pois deu início ao Projeto Arara Azul e a luta pela conservação da espécie no Pantanal brasileiro
Neiva estudou as araras azuis em vida livre, realizando testes, produzindo ninhos artificiais e propagando a importância de se manter as araras-azuis livres na natureza.
Desta maneira, nas últimas décadas, conseguiu tornar comum aves que estavam ficando cada vez mais raras. Nos últimos 17 anos o projeto se tornou um exemplo de conservação, servindo de referência para outros Psitacídeos no Brasil e no mundo.
Por seu grande trabalho na conservação da biodiversidade brasileira, Neiva recebeu diversos prêmios, entre eles essa linda e inspiradora homenagem.