Vivemos atualmente uma epidemia de obesidade em adultos e crianças e isso é uma grande preocupação de saúde pública em todo o mundo.
A obesidade não é só uma condição estética, é fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, osteoartrites e até alguns tipos de câncer.
Água é essencial para o bom funcionamento do organismo humano e beber bastante água é uma das recomendações para quem deseja perder peso, ainda que em estudos recentes associaram o consumo de água ao aumento da taxa metabólica e possível aumento do gasto energético diário. Mas será que isso realmente acontece?
Um estudo publicado no Journal of Natural Science, Biology and Medicine desenvolvido no KEM Hospital em Mumbai, Índia, teve como objetivo testar por 8 semanas se beber 1,5 L de água por dia, além da ingestão usual de peso corporal, causaria perda de peso corporal.
A investigação foi realizada com 50 participantes do sexo feminino com sobrepeso, instruídas a beber 500 mL de água, três vezes ao dia, 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar.
A ingestão de água antes das principais refeições foi acima da recomendação de ingestão diária de água (35 mL de água x peso) e foi continuada por 8 semanas.
Para comparação foi verificado os dados de peso corporal, IMC, gordura corporal e nível de apetite antes e depois da pesquisa. Também foi instruído às participantes a manterem os hábitos alimentares e a atividade física como de costume durante o período do estudo, para uma melhor avaliação do efeito da água na perda de peso.
O estudo teve como resultado que sim, beber 1,5 L de água em excesso favorece a redução de peso, redução de gordura corporal e diminui o apetite em mulheres com excesso de peso.
Mas ainda é preciso mais estudos com um número maior de participantes para haver um verdadeiro reconhecimento da ação da água no gasto energético diário.
Imagem de Capa: Mineragua Sparkling Water no Unsplash