Um vídeo absolutamente emocionante de uma ex-bailarina com Alzheimer relembrando a coreografia da parte superior do corpo de “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky está se tornando viral na internet.
Marta C. González Saldaña, ex-bailarina e a primeira do Ballet de Nova York dos anos 60, sofreu perda de memória causado pelo Alzheimer e permanecia em uma cadeira de rodas. No entanto, ao ouvir a música, teve de volta suas preciosas memórias dos anos passados do balé.
Embora a bailarina tenha falecido em 2019, só agora o vídeo foi publicado pela ONG Música para Despertar, associação espanhola que acredita no poder da música para o tratamento de Alzheimer. No vídeo vemos Marta, em uma cadeira de rodas, emulando os movimentos da dança que fazia nos palcos.
Emocionante ver que mesmo na situação de dor causada pelo Alzheimer, ainda podem existir momentos de lembranças felizes e preciosas.
Ao ouvir a música tão familiar a seus ouvidos, Marta começa a mexer os braços para dançar a coreografia de muitas décadas atrás.
O vídeo comovente também apresenta imagens de desempenho de arquivo de quando ela dançou “Lago dos Cisnes” em 1967.
Simplesmente de tirar o fôlego e de tocar o coração ver o poder da música e como ela provoca memórias. Veja o vídeo a seguir e emocione-se:
Imagem de Capa: Reprodução