Você sabe como se sente depois de um dia estressante. Seu humor está péssimo, e a primeira coisa que você quer é tentar acalmar seus nervos com uma grande banheira de sorvete. Você já pensou ser estranho ter apetite por açúcar quando está cansado?
Bem, pode haver algum raciocínio científico por trás desse problema comum, pois você não está sozinho. Existe uma ligação inegável entre a sua saúde mental e o açúcar. A questão é muito mais profunda do que os doces que você come todos os dias, e tem a ver com seus níveis de estresse e seus desejos por doces.
UM ESTUDO FORNECE UMA LIGAÇÃO CLARA ENTRE O ESTRESSE E OS DESEJOS DE AÇÚCAR
Um estudo fascinante foi conduzido pelo Instituto de Epidemiologia da University College London. Eles descobriram que pessoas que consomem grandes quantidades de açúcar em suas dietas têm maior risco de desenvolver depressão. Por outro lado, uma pessoa poderia dizer que sua natureza depressiva a levou a procurar carboidratos e açúcares.
Poderia o consumo massivo de açúcar nos Estados Unidos, que causou um problema de obesidade, ser o motivo pelo qual a depressão está aumentando? É um conceito interessante a considerar, especialmente porque os dois problemas estão fora de controle.
Embora possa parecer que a depressão vem primeiro e os desejos por açúcar depois, o estudo constatou que a intensa necessidade de açúcar foi a primeira. Eles apelidaram esse fenômeno de causa inversa. O que o estudo não conseguiu ver é o motivo exato e como os dois estão vinculados.
O verdadeiro enigma é como o açúcar pode causar tantos problemas no corpo e como ele destrói partes vitais do cérebro?
SUA DIETA E SAÚDE MENTAL ESTÃO CONECTADAS
Em 2002, o Centro Médico do Sudoeste da Universidade do Texas realizou um estudo sobre o consumo de açúcar. Eles analisaram dados de seis países.
Eles descobriram que as pessoas que consomem mais açúcar em sua dieta têm uma taxa mais alta de depressão significativa. Uma dieta típica é carregada de itens como pizza, hambúrgueres e batatas fritas.
O estudo no Texas mostrou que os indivíduos que consumiam regularmente junk food e alimentos processados tinham uma taxa mais alta de depressão do que aqueles que comiam com saúde.
Outra questão importante são as bebidas açucaradas, como refrigerante, suco e bebidas esportivas/energéticas. Essas pessoas também tinham um risco maior de desenvolver problemas de saúde mental do que aquelas que bebiam principalmente água.
O objetivo por trás desses estudos não era encontrar os vínculos biológicos ou mecânicos com a infelicidade; ao contrário, estava tentando identificar a relação entre açúcar e depressão. Surpreendentemente, a conexão é inegável nos seis países examinados. As pessoas altamente estressadas correm um risco maior?
ENTENDENDO A CIÊNCIA DO AÇÚCAR
Seu corpo não precisa de açúcar para funcionar corretamente. Os açúcares são feitos de moléculas de carboidratos simples. Seu corpo precisa de carboidratos para ajudar o funcionamento das células e órgãos, mas o funcionamento interno do sistema humano pode extrair os nutrientes dos carboidratos e fornecer ao corpo o que é necessário.
Realisticamente, você não precisa consumir açúcar para dar ao seu corpo o que ele precisa. Não há nenhum benefício em comer essas coisas brancas, e seus desejos de açúcar podem arruinar sua saúde. A American Heart Association afirma que seu corpo usará açúcar, não importa de onde ele venha para a função celular.
Por exemplo, você pode comer uma guloseimas de puro açúcar refinado ou consumir mel nutritivo. Ambos vão dar ao seu corpo o que ele precisa, mas um é mais saudável para você. Você pode obter açúcar de frutas e legumes, melaço e leite. Já os alimentos processados com açúcar tendem a ser mais difíceis para o seu corpo processar do que as opções naturais.
Você só precisa de 6 a 9 colheres de chá por dia para otimizar a função celular. A lata média de refrigerante contém mais de oito colheres de chá de açúcar, mas uma maçã tem apenas 3,8 colheres de chá e fornece outras vitaminas, minerais e fibras de que seu corpo precisa. Agora, qual é o melhor para você?
Se você beber três latas de refrigerante por dia, consumirá 24 colheres de chá de açúcar, o que é quatro vezes a quantidade necessária. Além disso, o alto consumo de açúcar causa problemas nos dentes, na cintura e afeta sua saúde mental.
Quanto mais você come açúcar, mais seu corpo quer. Pode ser viciar tanto quanto uma droga ilegal, especialmente para pessoas altamente estressadas.
DANOS NOS NERVOS DEVIDO AO ALTO CONSUMO DE AÇÚCAR
Um neurônio é uma célula nervosa que transfere impulsos por todo o corpo. Essas células são extremamente sensíveis e não conseguem lidar com grandes quantidades de açúcar.
Se você consome uma lata de refrigerante e uma rosquinha, causa picos de açúcar em seu corpo. Uma pessoa com diabetes tipo II, o risco de sofrer danos nos nervos é grande. Após décadas de pesquisa, a ciência finalmente está descobrindo como altos níveis de açúcar na corrente sanguínea podem causar esse dano irreversível.
A Universidade de Ciências Huazhong queria ver como o açúcar danificava os neurônios no cérebro. Eles usaram ratos que tinham diabetes para suas pesquisas, e descobriram que quando os ratos tinham altos níveis de glicose no sistema, aumentavam a inflamação em seus corpos.
A inflamação lhes permitiu ver as conexões biológicas. Eles ainda descobriram o elo entre Alzheimer e diabetes, o que prova que os desejos de açúcar e a alta toxicidade podem afetar a saúde geral do cérebro.
Os ratos consumiram uma dieta rica em açúcar por muitos dias para ver como os níveis elevados de glicose afetavam sua função. Após o quinto dia, os ratos tiveram dificuldade em reconhecer lugares e sua capacidade mental começou a se deteriorar. O que eles não conseguiram descobrir é o mecanismo exato do açúcar que causa problemas de saúde mental.
É um problema grave, porque muitas pessoas não conseguem controlar seus desejos de açúcar, o que prejudica a saúde do cérebro.
EVITANDO OS PERIGOS DO AÇÚCAR
Os desejos de açúcar são difíceis de combater, especialmente em períodos de alto estresse. É fácil dizer que você adotará um modo de vida sem açúcar, mas é difícil ignorar todos os comerciais e propagandas do mais novo deleite.
Outra questão é que mesmo os alimentos que parecem saudáveis podem ter grandes quantidades de açúcar que as pessoas nem percebem.
Você leu a lista de ingredientes dos cereais de café da manhã dos seus filhos recentemente? Enquanto a frente da caixa pode dizer grãos integrais, a parte de trás da caixa conta uma história totalmente diferente.
Outro condimento comum que tem níveis de açúcar tão altos quanto uma porção de sorvete é o ketchup. Quantas colheres de sopa deste purê de tomate você consome com seu hambúrguer e batatas fritas?
Outros rótulos chocantes incluem leite, iogurte, pão e itens que afirmam ter um menor teor de gordura. Se você deseja controlar seus desejos de açúcar, comece a ler os rótulos. Você está consumindo muito mais açúcar do que sabe, porque está escondido em muitos alimentos do dia a dia.
Infelizmente, mesmo os alimentos para bebês e crianças pequenas apresentam altos níveis de açúcar, mais do que precisam em um dia. É hora de voltar ao básico e preparar refeições deliciosas e saudáveis que não possuem todos os perigos ocultos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE ACABAR COM SEUS DESEJOS DE AÇÚCAR
Muitas pessoas pensam que, mudando para um estilo de vida pobre em carboidratos, seus desejos por açúcar desaparecerão. Seja paciente, vai levar algum tempo para isso ser controlado.
Pode levar até um mês para que seu corpo não anseie por açúcar, mas você pode comer um pedaço de fruta em vez de uma barra de chocolate para tentar se segurar.
Fazer melhores escolhas alimentares pode ajudar sua saúde mental. Você pode consumir alimentos que ajudarão a combater a depressão, como itens ricos em ácidos graxos ômega-3, minerais e vitaminas. Você tem o poder de cuidar da saúde do cérebro, e a mãe natureza está aí para ajudá-lo.
A próxima vez que você sentir seus níveis de estresse subindo e seus desejos por açúcar aumentarem, faça algo diferente para combater esses sentimentos. Você deve passear, comer frutas ou ligar para um amigo ou ente querido.
Além disso, se você deseja controlar seu problema com açúcar, não o compre. É difícil consumir algo em um ataque de ansiedade quando não é facilmente acessível. Quando você chuta o açúcar no meio-fio, você se sente melhor e economiza uma tonelada de dinheiro.
Invista suas economias em uma academia ou em uma massagem, pois essas são formas naturais e mais eficazes de lidar com o estresse e a ansiedade diários. Pessoas altamente estressadas precisam de saídas saudáveis para lidar com a angústia que sentem.
Você tem o poder de acabar com esses desejos e assumir o controle de sua saúde mental. Não será fácil, mas valerá a pena.
Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas
Imagem de Capa: Criativithy no Pexels