O Mundial de Esportes Aquáticos sofreu um grande susto na quarta-feira (22), quando a norte-americana Anita Álvarez desmaiou durante sua apresentação de nado artístico e teve de ser imediatamente socorrida.
A representante dos Estados Unidos de 25 anos, perdeu a consciência logo após concluir sua apresentação artística na final livre solo e afundou no fundo da piscina.
Sua treinadora, Andrea Fuentes, quatro vezes medalhista olímpico no nado sincronizado, percebeu e rapidamente mergulhou para puxar Alvarez para a superfície.
A prioridade de Andrea Fuentes era levar o rosto da nadadora para cima da superfície antes de tirá-la da água. Um colega atleta também nadou para ajudar no resgate enquanto os espectadores americanos perturbados observavam.
A jovem atleta logo recuperou a consciência depois de receber atendimento médico de emergência na área da piscina antes de ser levada em uma maca.
Um incidente parecido acontece com Anita em um evento de qualificação olímpica em Barcelona em 13 de junho do ano passado, e sua técnica a socorreu depois que ela perdeu brevemente a consciência.
“Anita está bem – os médicos verificaram todos os sinais vitais e tudo está normal – [sua] frequência cardíaca, oxigênio, níveis de açúcar, pressão arterial, etc… está tudo bem. Às vezes, esquecemos que isso acontece em outros esportes de alta resistência [como] maratona, ciclismo, cross country. Todos já vimos imagens, onde alguns atletas não chegam à linha de chegada e outros os ajudam a chegar lá.”, disse Andrea Fuentes, de acordo com publicação no The Telegraph.
“Nosso esporte não é diferente dos outros, apenas em uma piscina, superamos os limites e às vezes os encontramos. Anita se sente bem agora e os médicos também dizem que ela está bem. Amanhã ela vai descansar o dia todo e vai decidir com o médico se pode nadar ou não na final da equipe livre.”, disse
A atleta foi rapidamente atendida pelos médicos, que mais tarde explicaram que ela havia desmaiado momentaneamente, mas se sentia bem.
Anita Alvarez marcou 87,6333 pontos por sua rotina para terminar em sétimo na final. O evento foi vencido pela japonesa Yukiko Inui, que marcou 95,3667.
Ver essa foto no Instagram
Em um comunicado na página do Instagram da Natação Artística dos Estados Unidos, Andrea Fuentes disse que Anita será reavaliada por médicos nesta quinta-feira antes de ser tomada uma decisão sobre sua participação no evento da equipe de sexta-feira.
Ver essa foto no Instagram
Imagem de Capa: AFT/The Telegraph/ Instagram