Não é de hoje que se fala sobre compostos com potenciais benefícios encontrados em algumas frutas, como a uva.
Um estudo publicado Journal of Physiology demonstrou que o resveratrol, presente no vinho tinto, pode melhorar o desempenho e o treinamento físico, de acordo com pesquisa médica realizada pela Universidade de Alberta, no Canadá.
O responsável pelos experimentos Jason Dyck, e sua equipe, descobriram que altas doses do composto natural resveratrol melhoraram o desempenho físico, a função cardíaca e a força muscular em modelos de laboratório.
“Ficamos entusiasmados quando vimos que o resveratrol apresentou resultados semelhantes aos que você veria em um treinamento extensivo de exercícios de resistência”, disse Dyck, que trabalha na Faculdade de Medicina e Odontologia.
Mas atenção, o estudo não defende evitar exercícios; em vez disso, Jason Dyck diz: “Acho que o resveratrol pode ajudar as populações de pacientes que desejam se exercitar, mas são fisicamente incapazes. O resveratrol pode imitar o exercício para eles ou melhorar os benefícios da modesta quantidade de exercícios que eles podem fazer”.
Apesar dos benefícios mencionados, beber uma taça de vinho não é uma desculpa para não ir à academia. Manter uma rotina de exercícios físicos alivia o estresse, previne doenças e ajuda na perda de peso, ou seja, faz bem para o corpo e para a mente.
Imagem de Capa: Krakenimages no Adobe Stock