Devido à série coreana de sucesso do Netflix ‘Squid Game’ ou ‘Round 6’ no Brasil e Portugal, um doce de infância chamado Dalgona tem sido referência de memes e artigos para a audiência.
Na série ‘Squid Game’, a consequência do desafio do doce é mortal! Mas, nas redes sociais não se fala em outra coisa.
Na Coréia, o Dalgona é um conhecido doce de infância, geralmente vendidos por ambulantes, principalmente nas escolas. O nome Dalgona vem da palavra casual coreana “dalguna” que significa “é doce”. Também é chamado de “ppopgi”, que significa “escolher ou selecionar”, referindo-se ao aspecto de jogo e recompensa desse doce oferecido pelos vendedores.
Quer você tenha terminado a série ou esteja pensando em assisti-la, tente fazer esse doce em casa e experimente a natureza intensa e competitiva deste jogo. Independentemente disso, fazer isso será uma atividade divertida para seus filhos e para aquela criança que existe em você.
O dalgona é basicamente feita de açúcar derretido misturado com um pouco de bicarbonato de sódio. A mistura de açúcar então espuma e se transforma em algo que se parece com chantilly cor de caramelo claro.
Você pode simplesmente derramar, esfriar e comer como está. No entanto, o dalgona que é nostálgica para todo coreano é achatada em um fino disco redondo e marcada com um molde antes de endurecer e se tornar quebradiça.
É aqui que a diversão realmente começa. Você deve comer com cuidado em torno do desenho, sem quebrá-lo. Não é fácil! As pessoas costumam usar um alfinete ou um palito de dente como ferramenta. Ou usar sua própria , como fez o personagem da série.
Tudo que você precisa é de açúcar e bicarbonato de sódio e alguns utensílios de cozinha:
- Colher de pau pequena
- Assadeira antiaderente ou assadeira com papel manteiga
- Uma tigela / ou prensa
- Molde para as bolachas.
Ingredientes para cada doce:
- 1,5 colher de sopa de açúcar (branco ou demerara)
- 1/16 colher de chá de bicarbonato de sódio (cerca de 2 a 3 pequenas pitadas)
Reúna todos os ingredientes e utensílios antes de começar!
1. Adicione a 1,5 colher de sopa de açúcar à concha. Segure a concha em fogo baixo a médio baixo. Quando o açúcar começar a derreter nas bordas, mexa com a colher de pau pequena.
2. Continue mexendo constantemente, controlando o calor. Se começar a soltar fumaça, levante a concha alguns centímetros acima do fogo e abaixe-a mais perto quando esfriar um pouco.
3. Repita conforme necessário até que o açúcar derreta completamente sem grumos, mas deixe esfriar um pouco antes de adicionar o bicarbonato de sódio.
4. Afaste do fogo e adicione o bicarbonato de sódio e perceba que a mistura começará a formar espuma imediatamente. Mexa rapidamente (20 a 25 vezes) até que o bicarbonato de sódio esteja completamente dissolvido e a mistura espumosa fique com uma cor caramelo clara.
Enquanto mexe, você pode levar a concha para mais perto do fogo por um ou dois segundos para mantê-la aquecida, mas não deixe que ela inche muito, pois pode queimar no fundo.
5. Despeje a mistura em uma assadeira antiaderente ou mesmo uma frigideira. Coloque a ponta do palito de pirulito opcional se preferir. Deixe esfriar por alguns segundos.
6. Em seguida, bata levemente algumas vezes e pressione-o até o fim (por 4 a 5 segundos), com a tigela ou prensa, até a espessura desejada.
7. Imediatamente, use um molde de biscoitos com o desenho escolhido, com firmeza, mas não por completo. Remova imediatamente o cortador.
8. Se for fazer mais de um, deixe uma panela com água quente no fogão para enxaguar a concha e a colher entre cada doce preparado.
Vai experimentar esta receita?
Imagem de Capa: Reprodução