Há mais uma grande razão para gostar de beber café além de ser uma bebida deliciosa e para alguns aquele boost de energia. Descobriu-se que o café ajuda as pessoas a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson.
Um estudo sugere que beber até 5 xícaras de café por dia pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças que contribuem para a demência. Pesquisas anteriores já mostraram ligação entre a bebida e retardo no aparecimento de doenças neurodegenerativas.
Um estudo realizado em 2018 revelou que certos ingredientes do café, especialmente fenilindanos, podem bloquear a beta amiloide e a tau, dois fragmentos de proteína comuns no Alzheimer e Parkinson.
Os pesquisadores descreveram os fenilindanos como uma “liderança promissora para o desenvolvimento de moléculas semelhantes a drogas para tratar doenças neurodegenerativas”. No entanto, mais estudos são necessários para entender completamente como o café funciona para prevenir a demência.
Efeitos do café em outras doenças
Além de proteger a memória, prevenindo o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, vários estudos mostraram que beber café também pode ajudar a prevenir outras doenças. Os pesquisadores descobriram anteriormente que a bebida pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, certos tipos de câncer e diabetes tipo 2.
Um estudo de 2015 mostrou que a cafeína e o ácido cafeico do café podem ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue. O consumo desses dois ingredientes “aumentou a secreção de insulina quando a glicose foi adicionada” durante os testes.
Beber café também funcionou contra certas formas de câncer em testes anteriores. Em 2016, o café foi associado a um risco menor de câncer de cólon em mais de 5.000 homens.
As últimas descobertas em 2019 também mostraram que substâncias comumente encontradas no café, incluindo cafeestol e acetato de kahweol, podem inibir o crescimento do câncer de próstata.
É ou não é uma bebida maravilhosa?!
Por Qmayor Magazine
Traduzido e Adaptado po Equipe Ideias Nutritivas
Imagem de Capa: Arthur Hidden no Freepik