Enquanto você bebe sua geladinha e fica atento a quantas calorias você está tomando, essa é a notícia boa: a cerveja também contém alguns nutrientes bons para sua cútis. Pois é isso mesmo, tomar cerveja pode ser mais eficaz contra as rugas do que cremes cosméticos, dizem alguns estudos.
Tendemos a ver a cerveja como um prazer culpado, por o excesso pode prejudicar a saúde, fazer ganhar peso e desenvolver uma barriga de chope. Mas você ficará feliz em ouvir que, quando consumida com moderação (repetimos, moderação), os benefícios da cerveja vão muito além de ajudá-lo a relaxar depois de uma semana longa e estressante.
O que exatamente constitui “beber com moderação”, afinal? O consumo moderado de álcool é de tomar uma bebida por dia para as mulheres e até duas bebidas por dia para os homens.
Embora as pesquisas mostrem que há espaço para beber como parte de uma dieta equilibrada e saudável, eles também aconselham a não começar a beber se você não bebe nada atualmente ou tem algum problema de saúde agravado pelo consumo de álcool.
Muitos profissionais concordam que a cerveja é mais como um alimento do que uma bebida afinal, beber 300ml é como consumir um pão líquido.
De acordo com um estudo, “a cerveja contém mais proteínas e vitaminas B do que vinho. O teor antioxidante da cerveja é equivalente ao do vinho, mas os antioxidantes específicos são diferentes porque a cevada e o lúpulo utilizados na produção de cerveja contêm flavonoides diferentes dos das uvas utilizadas na produção de vinho.”
Charlie Bamforth, professor de ciências cervejeiras da Universidade da Califórnia, também afirma que a cerveja supera o vinho quando se trata de vitaminas B, fósforo, folato e niacina. A cerveja também tem proteína significativa e algumas fibras. E é uma das poucas fontes alimentares significativas de silício, que pesquisas mostram que pode ajudar a prevenir a osteoporose. Pesquisas preliminares de Bamforth também sugerem que a cerveja pode conter prebióticos que alimentam as bactérias boas em nosso intestino.
Com o avanço da idade estamos mais propensos a doenças, nosso corpo sente os efeitos disso e a pele fica ainda mais ressecada, mas tomar uma boa e gelada cerveja pode ser uma boa dica para sua pele pois é rica em antioxidantes que podem ajudar a combater os radicais livres, que adoecem nosso organismo e envelhecem a nossa pele.
Pela composição da cerveja, ela pode contribuir com a vitalidade e um aspecto de vigor a saúde.
A quantidade de antioxidante presente na cerveja pode variar de acordo com a marca e processo da sua fabricação, e vale lembrar que o consumo não é beber uma caixa de cerveja, e sim com moderação e eventualmente, pois a alta quantidade de álcool tem efeito contrário e envelhece o organismo.
Da próxima vez que perguntarem por que você ainda está no bar, diga que você está no tratamento de beleza!