Não por acaso que cozinhar é uma arte! Ao preparar um macarrão, alguns detalhes podem fazer uma grande diferença no resultado. Descubra agora alguns erros comuns que podem comprometer na qualidade do seu prato:
1. Não usar uma panela grande o suficiente.
Ao cozinhar sua massa em uma panela de tamanho adequado, a quantidade de água será suficiente para ela se movimentar durante o processo de cozimento e evita que ela se grude.
2. Não colocar sal na água.
É super importante colocar o sal na água que cozinhará a massa. Não precisa ser antes de ferver, mas deve ser colocada na água antes do macarrão. Caso contrário, ela ficará bem sem sabor. O ideal é usar sal grosso na proporção de 12 a 15 gramas de sal (equivalente a uma colher de sopa) por litro d’água.
3. Não mexer o macarrão imediatamente após colocá-lo na água.
Mexer a massa nos dois primeiros minutos de cozimento são essenciais para evitar que fique grudada. Ao adicioná-la à água, mexa enquanto tenta mergulhar toda a massa.
4. Não mexer a massa de vez quando durante o processo de cozimento.
As massas cozinham bem rapidinho – em torno de 8 a 12 minutos – não custa nada mexer de vez em quando e você só perceber que a massa grudou quando estiver terminado de cozinhar.
5. Não reservar um pouco da água do cozimento antes de escorrer a massa.
Ao preparar o molho, use um pouco da água do processo de cozimento da massa, que é rica em amido, para melhorar a textura do molho, deixando-o mais encorpado. Ao escorrer o macarrão, reserve um ou dois copos da água e adicione ao molho aos poucos, percebendo o resultado, colocando a quantidade até deixar ao seu gosto.
6. Não verificar se a massa está cozida antes do tempo especificado na embalagem.
Ao colocar a massa na panela, um minuto antes do tempo de preparo mencionado na caixa, verifique se ela já está no ponto. Assim, você também tem tempo suficiente para experimentar não somente a textura do cozimento, como também o sal.
7. Não escorrer a massa logo após terminar o tempo de cozimento.
A textura ideal da massa é estar al dente, o que significa que deve estar cozida, mas ainda firme. Se a massa permanecer na água após chegar no ponto ideal, ela continuará a cozinhar, deixando-a mole demais. O correto é escorrer a massa imediatamente e logo e em seguida adicionar o molho.
8. Enxaguar a massa em água depois de cozida
Não escorra e enxague a massa em água corrente. Só faça esse processo se você for usá-la em alguma preparação fria, como uma salada, pois ao fazer isso, todo o amido é retirado da massa, deixando-a menos aderente ao molho.
9. Deixar a massa por muito tempo no escorredor.
Deve-se adicionar o molho à massa assim que ela for escorrida. Quanto mais tempo permanecer no escorredor, mais grudada ela ficará.
10- Não se importar com o formato
Não é por acaso que existem tantos formatos de macarrão. Se você quer preparar um bom prato de massa, tem que escolher o formato mais adequado para o tipo de molho que você quer fazer.
Massas longas, como espaguete, tagliatelle ou pappardelle, combinam melhor com molhos líquidos e cremosos. Massas rugosas, como rigatoni, absorve melhor o molho, já os formatos mais curtos, como o penne, vai bem com ragus. Massas em espiral, como fusilli ou cavatelli, ficam ótimos com o clássico molho pomodoro.
Agora estão mais do que prontos para uma bela macarronada!
Imagem de Capa: Freepik