Desde sempre, as prateleiras das lojas de brinquedos têm incontáveis tipos e categorias de barbies e similares – loiras ou brancas.
E as bonecas fazem parte da infância e da preferência de brincadeiras da maioria das crianças. É inegável que representatividade importa. Uma boneca negra pode parecer simples para muita gente, mas é de grande valor para milhões de pessoas negras que nunca se viram representadas num brinquedo tão comum.
O que podemos perceber é que aos poucos os padrões de beleza estão sendo quebrados, e a geração de hoje já sente algum progresso na inclusão. E os pais também fazem sua parte, procurando brinquedos que representem seus filhos.
A americana Candace Chanté postou em seu perfil do Instagram lindas foto da fofíssima filha Nova Stella com sua Brandy, demonstrando o quanto ter uma boneca que te caracterize é significante! E muita gente se sentiu incluída nessa história.
“Mal posso esperar até que ela entenda totalmente o quanto a @brandy influenciou uma geração. Crescer sempre foi incrível ver alguém na tela parecido com você. Só posso esperar que possamos continuar a ver mais representação na televisão para nossas meninas e meninos negros. Estou tão feliz por ela ter experimentado isso.” Escreveu Candance em sua publicação.
A icônica boneca Barbie Brandy, lançada em 1999 pela Mattel, é inspirada na cantora Brandy Norwood.
Milhões de bonecas foram produzidas e distribuídas até os dias de hoje e foram um dos brinquedos mais vendidos pela Mattel. Representatividade é tudo!