Este ano, ficou famosa a história sobre o último hambúrguer do McDonald’s sobrevivente da Islândia, supostamente comprado no dia 31 de outubro, antes da cadeia de fast food fechar em 2009, devido a um colapso da economia do país no ano anterior.
Hjörtur Smárason comprou o último hambúrguer do McDonald’s no país, com o intuito de provar se realmente é verdade de que os lanches do McDonald’s não se decompõe. Smárason manteve o hambúrguer, acompanhado por batatas fritas, em um saco plástico durante três anos, no qual não apresentou alterações.
O dono do hambúrguer, tentou presentear o Museu Nacional da Islândia, porém, após alguns anos no museu, um especialista dinamarquês disse que não era possível preservar um hambúrguer, mas Smáron se manteve confiante de que o hambúrguer se auto preservaria e o considerava um item de valor histórico.
Hoje o cheeseburguer com as batatas fritas encontram-se intactos mesmo com 10 anos desde a data de validade, e são exibidos em um hostel de amigos, o Snotra House. Segundo relatos, alguns visitantes não resistiram à tentação e embolsaram algumas das batatas fritas que, aparentemente, permanecem em excelentes condições.
Os interessados na história do hambúrguer do McDonald’s da Islândia podem observar o exemplar visitando o hostel onde ele está guardado ou acompanhar em uma livestreaming da vida diária da sua (não) deterioração.
Imagem de Capa: Reprodução