A pandemia do coronavírus transformou o ambiente hospitalar em um cenário semelhante ao de um filme apocalíptico, com as vestimentas e equipamentos de proteção que médicos e enfermeiros necessitam muito usar.
Junto a todas as angústias e sofrimento pela doença, permanecer isolado de familiares e estar internado nessa circuntância só traz mais ansiedade e medo em todos esses pacientes que lutam pela vida.
Preocupado com a saúde mental e no tratamento humanizado de seus pacientes, que o terapeuta respiratório do Scripps Mercy Hospital de San Diego, Robertino Rodriguez, teve a simples, porém inspiradora e sensível ideia de colocar sua foto sorrindo, como um crachá, a frente de seu macacão.
Assim, de alguma forma, pode compartilhar seu sorriso, trazendo amor e conforto durante esse momento assustador na vidas dessas pessoas que permanecem hospitalizadas.
“Ontem me senti mal pelos meus pacientes na sala de emergência quando entrava na sala com o rosto todo coberto de EPI. Um sorriso tranquilizador faz uma grande diferença para um paciente assustado. Hoje fiz um crachá gigante para o meu EPI. Para que meus pacientes possam ver um sorriso tranquilizador e reconfortante.” Disse Robertino em seu post no Instagram.
Agora, não só toda a equipe do hospital de San Diego tem compartilhado sorrisos incríveis através de fotografias.
Profissionais da saúde de outros países também estão compartilhando os seus sorrisos com seus pacientes vítimas de covid-19.
Desta maneira, os infectados podem conhecer os verdadeiros heróis por trás das máscaras. A incrível iniciativa traz um brilho nestes tempos tão sombrios, motivando os pacientes a lutarem ainda mais por sua recuperação.
Médicos e enfermeiros do Brasil, Irlanda, Argentina e Rússia também aderiram ao exemplo de atendimento humanizado, veja nas imagens abaixo:
Imagem de Capa: Instagram