A recomendação geral é de que as pessoas FIQUEM EM CASA e saiam apenas em situações realmente necessárias, como ir às compras no supermercado.
Mas como fazer as compras de uma maneira mais segura perante a pandemia?
É importante entender que o coronavírus é um vírus respiratório, portanto o risco está no contato com alimentos e objetos que tenham sido tocados por pessoas contagiadas e não pelos alimentos em si.
Não se sabe exatamente por quanto tempo o vírus sobrevive no ambiente, pois pode existir diferença entre os tipos de superfícies, como também sofre influência da temperatura, a ventilação do local, entre outros.
Antes de sair, se prepare, e o ideal é fazer uma lista de alimentos para uma semana inteira. Se planeje para não precisar sair de casa várias vezes. E compre apenas o necessário, indo direto onde estão os produtos que precisa, evitando circulação, ajudando a poupar tempo e dinheiro.
Agora veja as dicas de como evitar a contaminação pelo coronavírus e aumentar a segurança durante as compras:
- Prefira os alimentos que já estão disponíveis embalados, assim evita-se filas, tornando a compra muito mais rápida.
- Atenção aos doces e aos alimentos ultra processados que serão uma tentação nesse período em que estamos em casa. Fica difícil resistir quando estão à mão.
- Na fila para pagar relembre o 1,5m de distância e faça o pagamento das compras com cartão. As notas e moedas são muito manipuladas e assim são grandes transmissores.
Até chegar a casa, mesmo utilizando álcool gel nas mãos, não toque no rosto!
- Quando chegar em casa, tire os sapatos antes de entrar e reserve sempre o mesmo para as saídas necessárias, higienizando-o toda vez que retornar.
- A primeira coisa que se deve fazer ao entrar em casa é lavar bem as mãos com água e sabão.
- Para guardar os alimentos, tire-os dos sacos e coloque-os em uma superfície limpa e desinfetada.
- Lave as embalagens ou higienize-as com álcool ou solução de hipoclorito e lave as frutas e hortaliças antes de guardá-los na geladeira ou na despensa.
- É importante trocar de roupa e tomar um banho assim que voltar da rua.
Muitas pessoas tem saído de casa usando máscaras cirúrgicas e luvas, porém a utilização desses equipamentos pode causar uma falsa segurança, podendo favorecer o contágio.
Os supermercados continuarão a ser abastecidos. Não é preciso se desesperar comprando coisas em excesso que poderão até se estragar em casa, esgotando estoques, tirando a oportunidade de outra pessoa comprar.
Se tiver sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar, não saia de casa! Bom senso acima de tudo!
Imagem de Capa: Anna Shvets no Pexels