Diante da pandemia que estamos vivendo atualmente, enquanto as pessoas estão preocupadas por terem que ficar em casa limitando totalmente as vidas sociais, na tentativa de impedir que o vírus se espalhe ainda mais, o planeta parece estar tendo a oportunidade de se restabelecer.
A natureza vem respondendo ao fato de menos pessoas estarem circulando nas ruas e também por redução de emissão de gases na atmosfera.
A luta contra o coronavírus resultou em quarentena obrigatória e devido a atual condição, as ruas de cidades italianas estão todas desertas, com consequência de gerar muito menos poluição.
Sem turismo, Veneza é um excelente exemplo, pois não havendo tráfego nos canais, as águas que geralmente são bastantes turvas, estão ficando totalmente cristalinas, permitindo ver uma enorme quantidade de peixes.
Diversos vídeos e fotografias estão circulando pela internet mostrando como a água está límpida e o regresso dos peixes e cisnes aos canais que se conectam ao Mar Adriático.
Até golfinhos foram vistos nadando em uma doca em Cagliari na Sardenha!
Enquanto todo mundo está em casa, javalis passeiam pela cidade e patos podem nadar sem nenhuma ameaça nas fontes de Roma. É realmente impressionante!
Os satélites de monitoramento de poluição da NASA e da Agência Espacial Européia (ESA) detectaram reduções significativas de dióxido de nitrogênio (NO2) sobre a China.
Imagens de satélite divulgados pelo Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA) mostram uma drástica diminuição da poluição do ar na China e no Norte da Itália, desde que foi decretado a quarentena para evitar a propagação do Covid-19.
Nas imagens, a cor vermelha representa altos níveis de dióxido de hidrogênio (NO2) que é libertado sobretudo por veículos e pelas indústrias e nota-se como diminuiu nesse países entre janeiro e março deste ano.
Levels of nitrogen dioxide pollution are inching back up over China. Definitely not a surge above pre-crisis levels, just factories and transport starting to run again. Steep drop in northern Italy. pic.twitter.com/8vY3zcYU9k
— Centre for Research on Energy and Clean Air (@CREACleanAir) March 13, 2020
A pandemia acabou por gerar um benefício inesperado ao nosso planeta e prova que ainda é possível recuperarmos os estragos que causamos durante anos!