Dizem por aí que você nunca deve comer à noite, com todos os tipos de contos de advertência sobre o risco de ganho de peso ou prejudicar o emagrecimento, piora da qualidade do sono e outros fatores “ruins” que acompanham os lanches noturnos.
Na verdade, sempre que você não resistiu aos lanches noturnos, provavelmente se sentiu culpado por fazer isso.
Mas e se essa informação não estiver totalmente correta?
Comer muito perto da hora de dormir pode sim ser ruim para você. Dificulta a digestão, de modo que pode atrapalhar o progresso na perda de peso, pode despertar mais o corpo, obrigando-o a ficar mais tempo acordado ou fazendo-o acordar a meio da noite.
Mas o truque para lanches noturnos é simples: escolha os alimentos certos e acabe com todos esses problemas! Acredite ou não, certos alimentos são as mordidas noturnas perfeitas para manter sua fome sob controle, sem sabotar sua cintura ou suas tentativas de dormir. Veja a seguir.
1. Manteiga de amendoim
A manteiga de amendoim é uma opção incrível para um lanche tarde da noite. É fonte de triptofano, que é um tipo de proteína que é aliado ao sono e relaxamento, favorável para as refeições noturnas de última hora.
A manteiga de amendoim também contém gorduras saudáveis, o que significa que pode mantê-lo saciado por um bom tempo. Provavelmente, você não vai se sentir satisfeito comendo apenas uma colher de manteiga de amendoim, então o truque é combiná-lo com alimentos positivos!
Aqui estão algumas ideias com manteiga de amendoim:
2. Queijo cottage
O queijo cottage pode parecer enfadonho, mas tem um gosto ótimo, é versátil e famoso por facilitar o equilíbrio de peso. Este queijo contém caseína, uma proteína magra de digestão lenta que pode impulsionar hormônios de bem-estar, como a serotonina. Supostamente, também pode ajudá-lo na perda de peso durante o sono!
É interessante comer queijo cottage com alguma fruta fonte de Vitamina C, como o mamão papaia e morango.
3. Oleaginosas
São fáceis para comer à noite, e são muito boas para você. Possuem componentes que:
• Aumentam a saciedade
• Reduz a inflamação
• Ajuda na perda de peso
• Equilibra a glicose no sangue
• Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Mas qual escolher? Suas opções mais positivas são aquelas que contêm melatonina, que é o hormônio do sono. Pistache, amêndoas e macadâmias, são cheias de melatonina e gorduras saudáveis para saciar a fome.
4. Pipoca
Pipoca estourada sem óleo, é um lanche leve e incrível que faz você se sentir satisfeito e é muito divertido de comer. É baixo em calorias e cheio de fibras!
Mas atenção:
• Não use pipoca de micro-ondas, mesmo na versão light.
• Evite o uso de manteiga ou óleo.
• Use queijo parmesão para temperar a pipoca se você realmente precisar de mais sabor; apenas uma colher de sopa fará uma grande diferença.
Mas por que a pipoca natural não é apenas uma boa opção, mas uma ótima? Estudos comprovam que ela contém polifenóis, compostos encontrados em vegetais e frutas.
Os polifenóis são antioxidantes que combatem a inflamação e estão entre os principais benefícios dos hortícolas, o que significa que a pipoca tem melhor conteúdo de polifenóis do que algo que você já sabe que é saudável!
5. Uma caneca de chá
Se você não sentir tanta fome, apenas uma xícara de chá pode ser o suficiente. Eles não apenas são baixos em calorias, mas também são bons para o metabolismo, trazem todos os tipos de benefícios e a maioria deles facilita o sono.
Aqui estão algumas ótimas opções de chá para escolher:
6. Homus
Homus é uma pasta de grão de bico que contém tahini e lisina, que trabalham juntos para formar uma proteína completa. Possui triptofano, que ajuda seu corpo a criar melatonina para o sono. Além disso, pode ajudar a manter os níveis de glicose no sangue, para que você se sinta satisfeito e descanse bem durante a noite.
O homus é versátil e pode ser consumido de inúmeras maneiras. Experimente comê-lo com torradas integrais para aumentar seu valor de saciedade.
7. Kiwi
Kiwis são ótimos para lanches noturnos por vários motivos diferentes. Altamente nutritivos e baixo em calorias, é fonte de vitaminas que constituem muitas das necessidades diárias de cada um.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais o kiwi pode ajudá-lo a dormir melhor:
8. Iogurte Grego
Sentindo vontade de comer uma sobremesa? Opte por um bom iogurte! O iogurte grego puro tem baixo teor de açúcar, alto teor de proteína e é uma ótima maneira de conseguir um sabor doce sem culpa.
Aqui estão algumas coisas excelentes sobre o iogurte que o tornam tão bom como um lanche noturno:
Repare se o seu corpo está dizendo que está com fome ou é só vontade de beliscar qualquer coisa. Se for fome, ignorá-la e apenas tentar dormir pode piorar a qualidade do seu sono, causar insônia ou fazer você acordar com frequência no meio da noite. Também pode fazer você comer demais no café da manhã do dia seguinte.
Em geral, é seguro comer a qualquer hora do dia, contanto que você faça escolhas cuidadosas com os alimentos que ingere. Opte por alimentos que ajudam a facilitar o sono e são pobres em calorias, atenção às quantidades, e assim seus lanches de fim de noite se tornarão livres de culpa!
Imagem de Capa: Lookstudio no Freepik
Um antigo filme curta-metragem que foi criado pela Disney em 2016, recentemente ressurgiu e circulou…
Em um programa exibido de ‘Encontro com Patrícia Poeta’, um dos convidados foi a jovem…
Uma companhia aérea americana viralizou ao publicar uma grande novidade nos pilotos da empresa. Isso…
Toque aqui. Vire-o. Compre. Carregue-o. Bloqueie. Desbloquear. Foto. Texto. Rolagem. Rolagem. Rolagem. Curtir. Responder. Compartilhar.…
Um casal de influenciadores brasileiros de Itajaí, Santa Catarina, chamaram muita atenção nas redes sociais…
Em uma acidentalmente descoberta, cientistas identificaram um novo tipo de célula imune que poderia levar…